sexta-feira, 23 de março de 2012

Um avental de respeito!

Em todos os Governos, eu tenho um "bichinho" de estimação, a quem eu presto mais atenção por possuir uma série de características muito sui generis. O sr. Relvas é definitivamente o meu escolhido, não pelas melhores razões, mas isso eu posso explicar. Como sabemos em todos os grupos existe um elemento que se destaca dos outros pela sua capacidade intrínseca de liderar, o chamado "alfa" que naturalmente emerge e os outros limitam-se a seguir. Nas matilhas essa escolha é óbvia, porque eles basta sentirem os cheiros e aquilo resulta.Connosco é mais complicado, somos muitas vezes liderados por alguém com o perfil errado. Neste Governo temos um erro de "casting", o "alfa" é o Relvas mas o senhor de Massamá é que está em S.Bento. Quem mexe os cordelinhos todos, e quando digo todos, são mesmo quase todos, é o Relvas. Lá na loja é ele que veste o avental e a "clientela" sabe com quem falar antes de decidir. Na minha opinião, ao contrário da Manuela Ferreira Leite, este não iria suspender a democracia só por 6 meses. Nota-se que no seu ADN  existem propriedades muito semelhantes a certos senhores que por cá andaram durante o Estado Novo.

Costuma ser sempre o principal "apóstolo" de Passos, esta lá sempre a seu lado, para o amparar nos momentos mais difíceis. Recordo-me do episódio recente da demissão do secretário de Estado da Energia. Antes do Primeiro Ministro ter tempo de explicar alguma coisa, apareceu ele com o seu cinismo característico, declarar a normalidade do acontecido, o Governo prosseguia forte e coeso. Enquanto Passos metia as mãos pelos pés no Parlamento por causa do duplo pagamento à Lusoponte, quem apareceu para colocar tudo no seu lugar?- Exactamente o mestre maçon.Quando alguém pisou o risco na RDP1 falando mal dos amiguinhos angolanos das negociatas, foi ele que mandou Luis Marinho "arrumar a casa".

Apesar da crítica dos autarcas do seu próprio partido à reforma administrativa que quer levar por diante, defende que irá lutar por um futuro melhor para os portugueses, custe o que custar!- Admirável a sua devoção à causa que se apelida de programa do Governo, quando todos sabemos a quantidade de decisões adiadas, como por exemplo, quanto à taxação dos grandes grupos empresariais ou a reforma na justiça e na educação.

Por fim, refiro-me à sua tirada de mestre quando disse do alto do pedestal, "...juventude bem preparada que emigra". Que tristeza ouvir isto da boca de um homem com a sua responsabilidade, parece-me algo inédito e triste. Por enquanto ainda vamos podendo escrever estas ideias, mas fica o aviso à navegação. Um dia destes o Relvas vai querer chegar mais longe e aí, ainda vamos ter muitas saudades do Cavaco, do Sócrates, do Passos, do Durão e de todos os outros que nos lixaram o País.






Sem comentários: